domingo, 16 de junho de 2019

Te contei: Fungo na unha (2o bimestre).




Onicomicose
Onicomicose ou tinha das unhas é uma infeção fúngica das unhas. Os sintomas são descoloração branca ou amarela da unha, espessamento da unha e separação da unha da pele. Embora possa afetar todas as unhas, é mais comum nas unhas dos pés.  Entre as possíveis complicações está a Celulite da perna.

A onicomicose pode ser causada por diversos fungos, sendo os mais comuns dermatófitos e Fusarium. Entre os fatores de risco estão o pé de atleta, outras doenças da unha, exposição a alguém com a doença, doença arterial periférica e imunossupressão. O diagnóstico é geralmente suspeitado com base na aparência e confirmado com exames de laboratório.

Resultado de imagem para fotos Onicomicose


A onicomicose não requer necessariamente tratamento. O antifúngico terbinafina por via oral aparenta ser o mais eficaz, estando no entanto associado a problemas no fígado. Cortar as unhas de forma rente durante o tratamento também aparenta ter utilidade. Existe um verniz contendo ciclopirox, embora não seja tão eficaz. Em metade dos casos que são tratados, a doença volta a ocorrer. Não voltar a usar o mesmo calçado após o tratamento pode diminuir o risco de recorrência.

A onicomicose ocorre em cerca de 10% da população adulta. A doença afeta com maior frequência pessoas idosas e é mais comum entre homens do que entre mulheres. Os casos de onicomicose correspondem a cerca de metade dos casos de doenças das unhas. A causa fúngica da condição foi determinada pela primeira vez em 1853 por Georg Meissner.

Resultado de imagem para fotos Onicomicose



Fonte: Wikipédia


Comentário:
É preciso ficar atento a qualquer alteração no aspecto das unhas, já que a infecção causada pelos fungos é de difícil tratamento.
A grande maioria das pessoas, em algum momento da vida, terá uma micose na unha. As chamadas onicomicoses (infecções causadas por fungos nas unhas) surgem como manchas brancas, amarelas ou até negras, e não são tão inofensivas como parecem. Elas expõem o nosso corpo a outros microrganismos, que podem se aproveitar do ambiente "desprotegido" para penetrar no organismo e causar danos mais graves do que o efeito estético – unhas frágeis, tortas ou quebradiças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.