domingo, 24 de junho de 2018

Ciências - Monte Érebo (2o bimestre)




Monte Érebo

 

monte Érebo ou monte Erebus é um estratovulcão que se localiza na Antártida, na ilha de Ross. Tem quase 3800 metros de altitude e continua ativo continuamente desde 1972 (é o vulcão ativo mais meridional da Terra). Liberta vários jatos de vapor. Já foram encontrados vestígios de lava no gelo da ilha de Ross. É presentemente um dos mais ativos vulcões do mundo, em conjunto com o Kīlauea (no arquipélago Havaiano) (oceano Pacífico), o Stromboli, o Etna (Itália) e o Piton de la Fournaise.

Resultado de imagem para fotos do Monte Érebo




Resultado de imagem para fotos do Monte Érebo


Mapa topográfico da Ilha de Ross

Resultado de imagem para mapa da Ilha de Ross


O monte Érebo foi descoberto em 1841 pelo explorador polar sir James Clark Ross que lhe deu o nome, bem como ao monte Terror. Érebo e Terror eram os nomes dos navios que Ross levou para os mares austrais. Érebo era um deus grego primordial, filho de Caos.
O monte Érebo é atualmente o mais ativo vulcão da Antártida. O cume contém um lago de lava permanente que regista diariamente erupções estrombolianas. Em 2005, pequenas erupções de cinza e um pequeno fluxo de lava foram observados escorrendo do lago de lava.


A surpreendente amostra de DNA encontrada na Antártida que pode indicar vida em lugar impensável


Sob a densa camada de gelo que cobre o continente antártico, plantas e animais vivem em cavernas subterrâneas "aquecidas" por vulcões.
Isso é o que propõe uma equipe internacional de cientistas que investigou um extenso sistema de grutas subterrâneas ao redor do Monte Erebus, o vulcão mais ativo da Antártida, na ilha de Ross.
Amostras de solo recolhidas nas cavernas revelaram traços de DNA de algas, musgos e pequenos animais.

Acidente aéreo


No dia 28 de novembro de 1979 o Voo Air New Zealand 901, fretado para observação aérea na Antártica, saído do Aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, terminou quando o avião colidiu com o monte, matando todas as 257 pessoas a bordo, sendo 237 passageiros e 20 tripulantes.


Referências

2.    «Aircraft Accident: DC. 10 ZK-NZP Flight 901» (em inglês). Christchurch City Libraries. Consultado em 2 de setembro de 2009.

 

Fonte:

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentário:  Este fabuloso estratovulcão, situado na Antártica é estudado há bastante tempo. Sua beleza e grandeza pode nos deixar com mais curiosidades onde os pesquisadores possam encontrar novas descobertas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.