sábado, 13 de abril de 2019

Mundo: Bornéu (1o bimestre).




Mundo

Bornéu.


Bornéu é uma grande ilha localizada na Ásia, na região das grandes Ilhas da Sonda. A ilha é dividida em três partes. A maior parte (a parte meridional) pertence à Indonésia. A segunda maior (a parte setentrional) pertence à Malásia e a menor parte (encravada na parte da Malásia) pertence ao Brunei. Os indonésios chamam a ilha de Kalimantan.



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Etimologia

A origem do nome Bornéu estará diretamente ligada à de Brunei. De facto, quando os portugueses chegaram à região no século XVI, batizaram a ilha em referência ao principal sultanato que haviam anteriormente encontrado e com o qual haviam negociado, o atual Brunei, então chamado Burne ou Burni.
As origens do nome Brunei são desconhecidas, parecendo que provém do sânscrito varunai que significa «povo do mar», termo que no século XIV seria Barunai.

História

Bornéu foi descoberta para o mundo europeu pelos navegantes Juan Sebastián Elcano e Fernão de Magalhães, que chegaram às suas costas em 1521. A história de Bornéu está intimamente relacionado com a história das Filipinas. Quando o arquipélago das Filipinas foi conquistado pelo explorador espanhol Miguel López de Legazpi, uma frota do sultão de Bornéu ajudou os príncipes de Manila, uma vez que um desses príncipes era natural de Bornéu. 

Em 1577, quando um pretendente ao trono de Bornéu chamado Sirela solicitou o apoio da Espanha, o governador espanhol das Filipinas, Sande, partiu de Manila com uma frota de 30 navios e 2200 homens. Proclamado Sirela como novo rei, o novo monarca prestou tributo à Espanha. Mas então o rei destronado procurou refúgio nas ilhas Molucas, solicitando o apoio dos portugueses, que também aspiravam também à posse de Bornéu, e organizaram uma frota que sob o comando de Hector Brita bateu Sirela. Este fugiu para Manila e voltou a pedir o apoio da Espanha, que enviou o Capitão Gabriel de River com um pequeno exército que derrotou os ocupantes e Sirela foi reposto no governo.


Em 1761 a Inglaterra celebrou um tratado com Jolo, pelo qual a Companhia Britânica das Índias Orientais adquiria o litoral norte de Bornéu, desde o rio Kunanis até à baía de Melledu. Em 1771 esta mesma companhia ocupou com 400 homens a ilha de Balambamgan, mas tal causou a fúria dos nativos, que foram depois todos assassinados. 


O soberano javanês Bantam cedeu aos holandeses em 1778 uns territórios na costa oriental de Bornéu cujo domínio tinha por herança. Esta cedência teve grande importância no futuro, já que foi considerada como fundamento jurídico da soberania que a Holanda exerceu em grande parte da ilha, e que ainda hoje se observa na divisão entre vários estados.


Nos finais do século XVIII e princípios do século XIX os piratas joloanos tornaram impossível o comércio na zona. Com o objetivo de reduzir os piratas, partiu de Manila uma esquadra espanhola que em 1851 bombardeou e tomou a capital de Jolo. Através da assinatura de um tratado este território e todas as suas dependências passaram a fazer parte dos domínios da Espanha no arquipélago de Jolo; e para desvanecer toda e qualquer dúvida em relação a Bornéu, o sultão Mahamad-Diamarol Alam declarou em 1862 que o grupo das ilhas de Jolo e Tawi-Tawi pertencia aos espanhóis por direitos de conquista e anexação. O Tratado de Licup, assinado em 22 de julho de 1878, também reconhecia o domínio eminente de Espanha sobre o arquipélago e as suas dependências.

Mas as negociações diplomáticas iniciadas nesse mesmo ano por causa do estabelecimento da British North Borneo Company no norte da ilha, acabariam por ter como resultado o protocolo de 7 de maio de 1885, subscrito por representantes da Espanha, Inglaterra e Alemanha; declarava que em troca do reconhecimento da soberania espanhola em Jolo, o governo deste país devia renunciar a favor de Inglaterra, a qualquer pretensão de soberania sobre os territórios do continente de Bornéu e das ilhas vizinhas de Balambamgan, Banguey e Manali, bem como a todos os territórios compreendidos numa zona de três léguas marítimas ao largo da costa, que fizeram parte dos territórios administrativos da British Company até 1905.


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Cientistas encontram novas espécies de plantas e animais nas florestas de Bornéu

Pelo menos 52 novas espécies de animais e plantas foram identificadas entre julho de 2005 e setembro de 2006 na ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. As descobertas incluem 30 espécies de peixe, duas de rãs, 16 de gengibre, três de árvore e uma de planta. As novidades estão descritas no relatório “A busca continua”, divulgado pela da Rede WWF.



“Quanto mais procuramos, mais achamos”, afirma Stuart Chapman, Coordenador do Programa Coração de Bornéu, do WWF-Internacional. Especialistas da Rede WWF acreditam que os achados reforçam a necessidade de conservação do habitat e das espécies da terceira maior ilha do mundo.

As criaturas recém-encontradas chamam atenção. É o caso do peixe miniatura - agora classificado como segundo menor vertebrado do mundo - com menos de 1 cm e encontrado nas águas ácidas e escuras dos pântanos da ilha; seis peixes siameses de briga; um peixe com dentes protuberantes e barriga adesiva que o permite ficar colado em rochas; e uma rã de árvore com olhos verdes brilhantes.
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Grande parte destas espécies foram encontradas no “Coração de Bornéu”, uma região montanhosa de 220 mil km2, localizada no centro da ilha e coberta por floresta equatorial. No entanto, a Rede WWF alerta que a região continua ameaçada devido a grandes áreas de floresta devastadas para extração de borracha, óleo de palmeira e produção de poupa de fruta. Segundo dados da instituição, desde 1996, o desmatamento na Indonésia cresce numa média de 2 milhões de hectares por ano. Atualmente, apenas metade da floresta original de Bornéu ainda sobrevive. 


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“As florestas remotas e inacessíveis do ‘Coração de Bornéu’ são uma das últimas fronteiras para a ciência e novas espécies continuam sendo descobertas. Nós apenas esperamos a próxima surpresa”, acrescenta Chapman. “Porém estas florestas também são vitais porque margeiam os maiores rios da ilha e atuam como um escudo de proteção natural contra queimadas que devastaram as terras mais baixas”, conclui o Coordenador.

Numa reunião na Convenção de Diversidade Biológica das Nações Unidas, realizada em março na cidade de Curitiba, Paraná, os três governos de Bornéu – Brunei, Indonésia e Malásia – declararam apoio à iniciativa de conservar de gerir de forma sustentável o “Coração de Bornéu”. A Rede WWF espera que os governos façam com urgência uma declaração formal para que esta região esteja entre as prioridades mundiais de conservação.


Curiosidades

Bornéu é um dos dois lugares na Terra – o outro é a ilha de Sumatra – onde espécies ameaçadas de extinção, como orangotangos, elefantes e rinocerontes, coexistem. Na ilha, há mais animais em perigo. É o caso de leopardos, ursos e macacos. A região também é lar de 10 diferentes tipos de primatas, mais de 350 espécies de pássaros, 150 de répteis e anfíbios, além de 15 mil de plantas.

Um relatório do WWF, O Mundo Perdido de Bornéu: Novas Espécies Descobertas em Bornéu (Abril de 2005), mostrou que, pelo menos, 361 novas espécies foram identificadas e descritas na ilha entre 1994 e 2004. Isto significa três novas espécies por mês em uma área um pouco maior que o dobro do tamanho da Alemanha. O número inclui a descoberta de 260 tipos de insetos, 50 de plantas, 30 de peixes de água doce, sete de rãs, seis de lagartos, cinco de caranguejos, duas de cobras e uma espécie de sapo. O relatório revelou que boa parte da fauna e flora ainda não foi estudada. 

 

Fonte:

Wikipédia

Comentário:

Eu acho esse lugar um verdadeiro paraíso natural, o clima tropical e oceânico ao mesmo tempo, e até mesmo a arte. É uma ilha que fica praticamente no território da Indonésia, o ambiente natural de maior número de formas de vidas estranhas, bizarras, mas principalmente maravilhosas belezas sobrenaturais já encontradas no mundo. 

Dizem que apenas uma parte da flora e da fauna dessa ilha foi descoberta, e que ainda existem dezenas de outras esperando para serem descobertas. Dizem que lá é um dos principais habitats naturais onde vivem as maravilhosas aves do paraíso, o conjunto de espécies de aves mais exóticas e fantásticas da história da ornitologia. Já foram descobertas mais de 500 espécies de aves neste paraíso  e muito mais a serem poderão ser descobertas no futuro. Esta ilha representa um dos ambientes que possui uma das maiores peculiaridades ambientai do mundo.

Ética e cidadania: Brasil é o 2º país com mais casos de bullying virtual contra crianças (1o bimestre).




Ética e cidadania

 Brasil é o 2º país com mais casos de bullying virtual contra crianças


O cyberbullying é o termo usado para designar práticas de violência que acontecem principalmente pela internet. As vítimas costumam ser crianças e adolescentes em idade escolar e que são usuárias de redes sociais.


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Uma pesquisa realizada pelo Ipsos coloca o Brasil como o segundo país com a maior incidência de casos de cyberbullying no mundo. Foram entrevistadas 20.793 pessoas em 28 países.
Cerca de 30% dos pais e responsáveis brasileiros, afirmam terem tido conhecimento de pelo menos um caso em que o filho ou a filha foi vítima de bullying. Nessa disputa, o país fica atrás somente da Índia que tem 35%. Ambos superam bastante a média global de 17%, de acordo com a pesquisa.
É raro encontrar crianças que não fora dessa estatística. Somente 11% dos entrevistados nunca souberam que os filhos passaram por situação de constrangimento ou humilhação pela internet. 
Passar por situação de hostilidade, mesmo no ambiente virtual, pode trazer consequência para a vida da criança. 

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"O bullying, seja ele pela internet ou não, é um fato de estresse crônico e isso pode provocar depressão, ansiedade e até dificultar a socialização", explica Dr. Francisco Assunção, livre docente da faculdade de medicina da USP e professor associado do instituto de psicologia da USP. 
Segundo a pesquisa, em 65% dos casos, as redes sociais foram usadas como ferramentas para praticar as agressões. Em seguida, aparecem os smartphones que são usados em 45% das ocorrências de bullying.

No Brasil, os perfis na internet são usados em 70% das vezes que uma criança é atacada nas redes. Nesse quesito, o país fica atrás de apenas quatro países: Peru (80%), Argentina (74%), México (73%) e Malásia (71%).

"Os pais devem saber o que os filhos estão fazendo na internet. Elas não podem ficar muito tempo navegando pelas redes sociais sozinhas. O ideal é determinar um período para essa atividade", explica Assunção.

Em geral, o agressor é alguém que convive diariamente com a criança ou com o adolescente, principalmente colegas de classe. O ambiente escolar é o local onde acontecem 51% dos casso de bullying no mundo.

"Uma vez que a criança está sendo agredida, os pais devem entrar em contato com os pais do agressor, considerando que as crianças não respondem por si. Dependendo do caso, pode existir até a necessidade de tomar as providencias legais", orienta o professor.
Na média dos países da pesquisa, 76% dos entrevistados consideram que as políticas de conscientização e combate ao cyberbullying é insuficiente. Uma prova disso, é que 25% dos pais e responsáveis disseram que nunca terem ouvido falar nesse tipo de violência virtual. 
"A escola deve tratar de temas como o respeito ao próximo independente da presença de bullying ou não", afirma o professor.

 

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Fonte:

Portal R7

Comentário:

Com a luta contra o cyberbullying continuando até hoje, dizem que à certas coisas na internet que não enxergamos. Dizem que esses sujeitos estranhos na internet, que provavelmente eles devem achar que são últimos biscoitos do pacote e indica que um dos principais sujeitos que causam o cyberbullying, um deles é conhecido como ‘’ O Troll da Internet’’. É alguém que vive tentando aborrecer as pessoas usando comentários maldosos e besteiras de maneiras exageradas de hoje em dia. Dentre os sujeitos chamados de ‘’ Trolls da Internet’’ podem ser não apenas os garotos e as garotas encrenqueiros da escola, mas também podem ser gente de fora como algumas celebridades jovens de hoje em dia que não possuem nenhum respeito com ninguém e que só pensam em si mesmas, por exemplo. O cyberbullying deve ser contido para ninguém mais possa ser afetado por coisas absurdas na Internet que muitos reclamam desses comentários e notícias cruéis e falsas.

Educação: Como funciona o sistema de ensino na Inglaterra ? (1o bimestre).




Educação


Sistema de Ensino

A educação em tempo integral é obrigatória na Inglaterra entre os 5 e 16 anos de idade.  O primeiro ano obrigatório, começa no ano em que a criança completa 5 anos, e só termina quando tem 16 anos completos na última sexta feira de junho quando acaba o ano letivo.  Ou seja, se por exemplo seu filho for completar 16 anos em Julho ele só poderá deixar a escola no ano seguinte com 17 anos.
Algumas escolas tem como regras manter a criança a partir do Year 10 até o final do ano acadêmico com treinamentos profissionais ate completar 18 anos, porém não é obrigatório e o adolescente fica apto a estudar meio período e trabalhar até 20 horas por semana.
O número de horas semanais de aulas recomendado varia entre 21 horas (dos 5 aos 7 anos), 23,5 horas (dos 7 aos 11 anos), 24 horas (dos 11 aos 14 anos) e 25 horas (dos14 aos 16 anos). A maioria das escolas garante um maior número de  horas além do mínimo estabelecido.

O horário escolar é semelhante tanto no primário quanto no secundário. As aulas começam entre as 8:30 e 9 horas e acabam por volta das 15 e 15.30. A hora de almoço varia entre 30 minutos a 1 hora.

As turmas têm um limite de 30 alunos para crianças entre os 5 e os 7 anos. Assim como no Brasil, no primário existe um único professor para todas as matérias. Os alunos só passam a ter um professor específico para cada disciplina no secundário.
Entre os mais procurados por brasileiros se posiciona o sistema educativo britânico. Mas vale a pena indicar que enquanto aos rankings, a Inglaterra se encontra na posição número 10, bastante distante dos Estados Unidos e Canadá. A Inglaterra proporciona uma grande variedade de cursos e tipos de formação, o que o faz atrativo, e a qualidade do ensino se destaca ainda se consideramos que o Brasil ficou só na posição 40 do ranking.
O sistema educativo da Inglaterra possui varias diferenças em comparação com os já mencionados. Sua estrutura de ensino está composta dessa forma:

Educação pré-preparatória ou pré-escolar
Educação preparatória
Educação primaria
Educação secundaria
Educação pós-dezesseis anos
Educação pós-dezoito anos

A Educação é obrigatória no Reino Unido dos 5 aos 16 anos de idade, sendo oferecida em escolas financiadas pelo governo (state-funded schools) ou particulares (mais conhecidas por independent, também chamadas de public schools na Inglaterra e País de Gales). As escolas britânicas se classificam também por género, podendo ser escolas para garotos, escolas para garotas ou escolas chamadas coeducacionais. Podem ser ainda day schools (escolas diárias em que os alunos apenas estudam de dia) ou boarding schools (alguns ou todos os alunos estudam e residem na escola), sendo que a maioria das escolas independentes são boarding schools. Existe ainda uma outra classificação dentro do sistema britânico, que são as Grammar schools, destinadas aos alunos mais bem dotados academicamente. De outro lado, ainda existem as escolas especiais, que atendem alunos com necessidades educativas especiais, embora o sistema regular (mainstream) acolha estes alunos em regime de educação inclusiva.

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Fonte:

Wikipédia.


Comentario:

Fiz uma pesquisa e consegui pegar informações de diversas escolas da Europa, e incluindo na Inglaterra possuem a aulas de etiqueta, aquelas onde aprendemos a ter bons modos. Nesse tipo de aula eu prefiro nunca ter, porque eu acho exagerado demais. Mas é claro, que em certos casos a etiqueta foi criada até mesmo para se expressar com certas pessoas, de se comunicar com pessoas que tem hábitos e costumes de gente rica da realeza, por exemplo. Os ensinos dos ingleses já estão praticamente entre os mais avançados do mundo nos dias de hoje, juntos aos principais países como a Súecia, Noruega, França e Estados Unidos. Olhando outros sites, li que o governo costuma apoiar a maioria das escolas do país, dando incentivos.



Cultura: Arte da Indonesia (1o bimestre).




Cultura


Arte da Indonesia


As formas de cultura da Indonésia vêm sido moldadas pela interação de diversos grupos étnicos nativos da região e de culturas estrangeiras. A Indonésia se localiza em uma região atravessada por rotas comerciais entre o Médio Oriente, a Ásia Meridional e o Extremo Oriente, o que contribuiu para a difusão de diversas religiões na região, incluindo o Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Islamismo e Cristianismo, todas elas amplamente praticadas nas cidades mercantis indonésias até os dias atuais. O resultado dessa interação multicultural definiu o caráter complexo da cultura do país, assim como deu origem a inúmeros conflitos de sua história (a exemplo da repressão em Timor-Leste e na Papua Ocidental).
O contexto geográfico único da Indonésia gerou formas mistas de religiosidade, a exemplo da crença Abangan dos javaneses (que une elementos do Islamismo e do Hinduísmo), do Bodha (que une o Budismo e características do animismo) e o Kaharingan (que funde Hinduísmo e animismo das crenças aborígenes).


A tradição de dança oriunda da ilha de Bali conta de antigos reinos budistas e hindus, ao passo que formas de arquitetura e arte islâmicaestão presente na ilha de Sumatra, especialmente nas regiões de Minangkabau e Aceh. O Silat (Pencak Silat) é uma arte marcial exclusiva do arquipélago, que combina arte tradicional, música e esportes.


A cultura ocidental influencia até hoje as práticas científicas e indústria de entretenimento do arquipélago, assim como sua organização política e econômica. A música e cinema indiano contam como outras influências importantes nas práticas culturais indonésias; a dança popular dangdut mistura elementos de música folclórica malásia e árabe.


Também bem conhecidos são os espetáculos de teatro de sombras wayang kulit, de Java e Bali. Várias ilhas são famosas pelo seu vestuário batik e ikat.

Por fim, apesar da abertura dos indonésias para práticas culturais estrangeiras, diversas regiões remotas do arquipélago se esforçam para preservar sua identidade cultural única. Grupos étnicos como os Mentawai, Asmat, Dani, Dayak e Toraja, entre centenas de outros, ainda praticam suas rituais, costumes e modos de vida aparte das tendências urbanas da Indonésia pós-colonial.

 

Poesia:

A Indonésia tem um rica tradição de poesia oral chamada pantun, característica por seu caráter interativo e improvisado, e que geralmente estudada como indissociada da tradição poética malaia. A chamada poesia dos antigos poetas (Pujangga Lama) foi dividida em cinco modalidades principais: além dos mencionados pantun, enquadram-se nela os poemas narrativos tradicionais (syair, análogos às epopeias ocidentais), aforismos (gurindam), contos e fábulas (hikayat) e crônicas históricas (babad). A geração do pujangga lama é geralmente enquadrada no período prévio a 1900; poetas posteriores misturaram a prática tradição com influências estrangeiras diversas. Alguns dos poetas contemporâneos mais notáveis são Sutardji Calzoum Bachri, Rendra, Taufiq Ismail, Afrizal Malna, Binhad Nurrohmat, Joko Pinurbo e Sapardi Djoko Damono.

 

Culinária da Indonésia

arroz é a base da alimentação dos indonésios, com exceção dos “malukus” e dos residentes em Papua Ocidental (a parte indonésia da Nova Guiné), onde a base é a farinha da palmeira-sago, a batata-doce e a mandioca, estes últimos trazidos das “índias ocidentais”. As preparações de carnepeixe e vegetais são consumidos em pequenas quantidades, e sempre bastante condimentadas, ao contrário dos ocidentais que, por essa razão, sofrem com o picante da culinária indonésia.

 

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Religião

Quase 88 por cento dos indonésios se declarou muçulmano no censo de 2000, fazendo da Indonésia a nação com a maior porcentagem de muçulmanos no mundo. Outros grupos religiosos do país são cristãos (9% do país, 2/3 deles protestantes e o restante católicos), hindus (2%) e budistas (1%). Muitos indonésios acreditam em espíritos, e combinam o ritual dos antepassados e da natureza comum a outras nações asiáticas com elementos do islamismo e cristianismo.

A Constituição Indonésia garante a liberdade de profissão religiosa, embora apenas seis religiões oficiais sejam reconhecidas: Islã, Protestantismo, Catolicismo, Hinduísmo, Budismo e Confucionismo. A lei local obriga os cidadãos a portarem documentos de identidades em que uma dessas seis religiões deve constar, embora é possível que os cidadãos requeiram que esse campo seja deixado em branco. Ademais, o governo indonésia não reconhece agnosticismo ou ateísmo, e tanto a profissão de descrença em uma divindade quanto blasfêmia constituem práticas ilegais.

Os povos de Bali e Lombok ocidental seguem no uma religião chamada Bali-Hinduísmo. É baseada no hinduísmo, mas inclui antigas crenças da tradição de Bali e de Java. Os bali-hindus cultivam o espírito da natureza incluindo montanhas e grandes árvores. Honram também os espíritos dos antepassados que eles acreditam que venham visitá-los. Bali tem milhares de templos Bali-Hindu onde muitos feriados religiosos são comemorados. As cerimônias incluem danças e encenações dramáticas. Budismo e hinduísmo eram religiões importantes na região há cem anos, tendo perdido praticantes para os monoteísmos. Os povos em algumas áreas isoladas ainda seguem antigas crenças locais, como ocorre em Bornéu, por exemplo.

Teatro de sombras wayang:

Wayang é uma palavra javanesa para determinados tipos de teatro de fantoche (teatro de marionetas) e o termo também pode designar o próprio boneco de fantoche. Essas apresentações de teatro de sombras com fantoches são acompanhadas por uma orquestra de gamelãoem Java e pelo gênero musical wayang em Bali, ilhas da Indonésia.

A UNESCO designou o wayang kulit, o teatro de sombra com fantoches, e o mais conhecido wayang indonésio, como obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 7 de novembro de 2003, em 2008 na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Em retorno ao reconhecimento, a UNESCO exige que os indonésios preservem esse patrimônio.

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Importância cultural


Essa antiga forma de contar histórias, famosa pelas marionetas meticulosamente elaboradas e pela complexidade dos estilos musicais, surgiu na ilha indonésia de Java. Durante dez séculos, o wayang desenvolveu-se tanto nas cortes reais de Java e Bali como nas áreas rurais. Hoje, não é praticado apenas nestas ilhas, mas também em Lombok, Madura, Sumatra e Bornéu, onde diferentes estilos locais de interpretação e acompanhamento musical foram desenvolvidos.

Apesar de estas marionetas artesanais serem de tamanhos, formas e estilos diferentes, dominam dois grandes tipos: o fantoche de madeira tridimensional (wayang kitik ou golèk) e o fantoche de sombra, liso e de couro (wayang kulit), cuja silhueta é projetada em sombra chinesa numa tela. Ambos os tipos distinguem-se pelos seus trajes, características do rosto e corpos articulados. O dalang (mestre bonequeiro) manipula cuidadosamente os braços por meio de hastes muito finas fixadas nos fantoches. Para reforçar o efeito dramático, cantores e músicos executam melodias complexas acompanhadas de instrumentos de latão e gamelão (instrumento de percussão). Em épocas antigas, os marionetistas eram considerados cultos e especialistas em transmitir valores morais e estéticos com a sua arte. As palavras e ações dos personagens cómicos, que representavam o "homem comum", eram dispositivos eficazes para criticar problemas sociais e políticos, e é de acreditar que essa função especial contribuiu para a sua sobrevivência ao longo dos séculos. Os personagens dos mitos representados no teatro Wayang vêm de mitos locais, contos persas ou de antigos épicos indianos. O repertório e as técnicas de interpretação foram transmitidos oralmente dentro das famílias dos marionetistas, músicos e artesãos que os criaram. O Dalang deve ser capaz de memorizar uma vasta coleção de histórias, declamar fragmentos de contos antigos e cantar canções poéticas, tudo de uma maneira engenhosa e criativa.

O teatro de bonecos Wayang continua a desfrutar do interesse do público. Porém, para enfrentar a concorrência de formas contemporâneas de entretenimento, como vídeo, televisão ou karaoke, tendem a exagerar as cenas cómicas em detrimento do enredo da história e a substituir o acompanhamento musical tradicional pela música pop, contribuindo para alterar certas características da tradição.
Em 2008, o teatro de marionetas Wayang foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.


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Fonte:

Wikipédia

Comentário:

É realmente um mundo tropical rico em artes peculiares, as cores, a coreografia, a arquitetura, a flora e a fauna sendo inspiração para os habitantes. E no caso do teatro de sombras wayang já é praticamente uma das melhores partes, eu sempre quis ver esse teatro, dizem que o teatro de sombras wayang foi uma inspiração para os estrangeiros que também criaram seus próprios teatros de sombras, ainda por cima usando pessoas para interpretar os personagens em vez de marionetes, e isso virou um grande sucesso artístico para o publico.

Ciências - Meteoro passa pelo eclipse lunar total de 2019 (1o bimestre).




Ciências

Meteoro passa pelo eclipse lunar total de 2019.

 

Impacto de meteorito na Lua é registrado durante Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019

Junto com o Eclipse Lunar Total, um flash de impacto foi capturado na superfície lunar - bem quando o eclipse estava entrando na totalidade.

O Eclipse Lunar Total que aconteceu na madrugada de 21 de janeiro de 2019 foi épico! Além do Eclipse e da Super Lua (perigeu), tivemos ainda outra surpresa: um impacto de meteoritoregistrado logo quando a totalidade estava começando.
O impacto de meteorito durante o eclipse ocorreu na região que estava oculta pela sombra da Terra.
Jose Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha, confirmou que o impacto é genuíno, já que ele foi registrado por mais de um telescópio, excluindo a chance do flash ter sido apenas uma anomalia na lente ou na câmera.

No Brasil, a rede BRAMON também conseguiu registrar o impacto.
É muito comum acontecer impactos de meteoritos na Lua. Astrônomos registram uma média de aproximadamente 140 novas crateras por ano, isso porque só são consideradas crateras com no mínimo 10 metros de diâmetro.

Porém, mais interessante do que observar uma nova cratera na Lua, é justamente observar o momento em que ela é criada. Diversos observatórios espalhados pelo mundo observam a Lua constantemente em busca desses flashes que indicam novos impactos lunares. No Brasil, por exemplo, temos as redes EXOSS e BRAMON, que além de observar meteoros também possuem projetos para observação de impactos lunares.


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A NASA, uma das maiores agências espaciais do mundo, nos EUA, tem uma equipe dedicada apenas para detecção de impactos lunares, que podem nos ajudar a conhecer cada vez mais a população de pequenos objetos espalhados pelo Sistema Solar.
O Eclipse Lunar Total do dia 21 de janeiro foi transmitido também pelo nosso canal no Youtube. Foram mais de 800 mil espectadores acompanhando nossa transmissão que teve mais de 6 horas de duração, onde pudemos observar todas as fases do eclipse, do início ao fim.
Impactos de meteoritos na Lua acontecem sempre - o difícil é registrar
Ao contrário da Terra, a Lua não possui uma atmosfera considerável, capaz de protegê-la de pequenos objetos espaciais. Isso faz com que rochas espaciais colidam com a superfície da Lua com muito mais frequência do que na Terra. Por outro lado, aqui na Terra temos os meteoros, aqueles rastros brilhantes que popularmente são conhecidos como "estrelas cadentes".
Na madrugada da última segunda, dia 21 de janeiro, várias pessoas no Brasil e em muitas partes do mundo puderam admirar a beleza da rara "Superlua de Sangue", que foi registrada durante o eclipse lunar. Mas, além desse fenômeno astronômico, alguns "felizardos" conseguiram testemunhar também o impacto de um meteorito na superfície do nosso satélite natural.
Essa foi a primeira vez na história que a queda de um objeto espacial é capturada em vídeo durante um eclipse lunar total.

Durante a transmissão ao vivo da Superlua, foi possível ver um flash pequeno e rápido logo no início do eclipse. Cientistas e astrofotógrafos conseguiram obter as primeiras imagens do evento.

"GIF animado cobrindo o início da totalidade do #EclipseLunar de ontem (cerca de 15 minutos em tempo real). Incluindo o evento do impacto lunar (ponto brilhante à esquerda) e a ocultação da magnitude 8,5 da estrela HIP 39869", comenta o astrônomo amador Christian Fröschlin em vídeo publicado no Twitter na última terça (22).
De acordo com a agência russa de notícias Sputnik, o astrônomo José María Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha, monitora há anos os eclipses com a ajuda da rede de telescópios MIDAS (Sistema de Análise e Detecção de Impactos da Lua), e confirmou que se trata de fato de um meteorito, sendo essa a primeira vez a ser registrado em vídeo o fenômeno astronômico.

O especialista sugere que a rocha que atingiu a Lua naquela noite pesava cerca de dois quilos e era do tamanho de uma bola de futebol. A observação de um evento tão raro poderia ajudar os cientistas a entender a topografia da superfície do satélite e a reconstruir o histórico de impacto.

No decorrer de um eclipse total, a Lua passa pela sombra (umbra) gerada pela Terra, o que resulta no alinhamento perfeito do Sol, do satélite e de nosso planeta, fazendo com que a superfície lunar pareça vermelha como sangue.

 

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Fonte:

Site de Astronomia:

Comentário:

Pelo que sabemos, ainda temos uma resposta certa para esta descoberta. Nos arquivos históricos dizem que nunca tinha ocorrido esse fenômeno ao certo. Este meteoro deve ter colidido não exatamente com a própria lua mas talvez pelo satélite que estava mais próximo da lua como dá pra ver nas filmagens. Alguns dizem, que esta não seria a primeira que um meteoro passa direto de um eclipse da lua.