sábado, 13 de abril de 2019

Saude e Bem Estar: Evitar a transmissão da raiva nos morcegos vampiros brasileiros (1o bimestre).




Saude e bem estar

Evitar a transmissão da raiva nos morcegos vampiros brasileiros.

 

 

Transmissão de doenças

Mesmo sendo de muito valor para o ecossistema, os morcegos podem causar doenças. Eles não costumam atacar. Porém, podem morder quando perturbados ou indevidamente manipulados. Se estiverem infectados, podem transmitir a raiva, que é uma doença grave e que pode ser fatal na ausência de pronto atendimento. Morcegos com raiva podem apresentar mudanças de comportamento, como voos fora dos horários habituais, agressividade e falta de coordenação motora.

O morcego hematófago (Desmodus rotundus) é o principal transmissor da raiva para bovinos e equinos, ao se alimentar do sangue destes animais. Os morcegos não hematófagos também podem se infectar com o vírus da raiva pelo contato com morcegos infectados.


Resultado de imagem para morcegos vampiros brasileiros.




Raiva: doença viral transmitida por morcegos principalmente em áreas rurais.


Histoplasmose: doença respiratória causada por fungos que se desenvolvem nas fezes dos morcegos acumuladas nos abrigos.


Medidas preventivas

• Nunca tente tocar em morcegos que eventualmente entrem em casa ou apareçam caídos no chão. Neste caso, imobilize o animal numa caixa virada para baixo e o mantenha preso. Em seguida, entre em contato com Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho – CCZ , por meio da central de atendimento 1746, que enviará uma equipe para o recolhimento do animal.

• Em caso de ataque a pessoas causado por morcegos , como mordeduras ou arranhaduras ,  procure orientação médica imediata nas Unidades de Saúde que fazem tratamento antirrábico humano  . No caso de agressão a animais domésticos  ou mesmo contato do animal doméstico com morcegos , entre em contato com a central 1746 . Sua solicitação será encaminhada ao CCZ, que enviará uma equipe ao local para verificar a ocorrência

• Umedeça, remova e acondicione as fezes desses animais na limpeza de locais fechados. Utilize sempre luvas e máscara.

• É preciso vedar juntas de dilatação dos prédios e fechar forros de sótãos e residências, ou qualquer abertura por onde os animais possam entrar e se abrigar.

• Solicite a poda de árvores em ruas muito arborizadas onde existam colônias de morcegos causando incômodos.


Resultado de imagem para morcegos vampiros brasileiros.



Fonte:

Site: Rio prefeitura

 

Comentário:

A transmissão de doenças pelo morcego vampiro tem sido um fato bastante inesperado, por causa de nós avançando ao seu habitat, eles começam a se adaptar nas áreas rurais e urbanas, por causa disso, os cientistas dizem que eles são uma espécie que nunca vai ser extinta. Tem certas medidas para evitar a raiva que podem afetar também a espécie, como a poda de arvores. Eu já ouvi falar que os morcegos vampiros estão na lista dos 72 animais mais perigosos da América Latina, e até mesmo, eles estão na parte dos 11 principais que estão no topo da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.