segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Terremoto no México



MUNDO

Terremoto do México é um dos mais fortes já ocorridos na América Latina


Os três estados mexicanos mais atingidos foram Oaxaca, Chiapas e Tabasco. A terra tremeu também em Guatemala e El Salvador.

 

Chega a 90 o número de mortos no terremoto que atingiu o México na madrugada de sexta (8). Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes nas áreas mais atingidas.

Há dois anos não acontecia no planeta um terremoto tão intenso quanto o do México. Em setembro de 2015, o Chile foi abalado por um sismo de magnitude 8.3. O do México foi quase tão forte, 8.1.
Mas, por sorte, o centro do tremor estava a grande profundidade, 70 quilômetros. Os danos teriam sido muito maiores se o terremoto fosse mais próximo a superfície.


Resultado de imagem para imagens do terremoto no mexico 2017

Este é o tremor mais intenso no México em mais de 100 anos. O de 1985, embora menos forte, atingiu em cheio a capital, a Cidade do México, deixando mais de 5 mil mortos e 100 mil desabrigados.



Desta vez, o Sul do país foi sacudido, na Costa do Pacífico, a região mais pobre do México.
O epicentro do terremoto estava no Oceano Pacífico perto do litoral mexicano.

Os três estados mexicanos mais atingidos foram Oaxaca, Chiapas e Tabasco. A terra tremeu também nos países vizinhos Guatemala e El Salvador.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, visitou a cidade mais atingida, Juchitán de Zaragoza, em Oaxaca. Com 70 mil habitantes, na maioria indígenas da nação Zapoteca, Juchitán teve milhares de casas destruídas.

A igreja de San Vicente Ferrer do século XVII ficou bastante danificada. O histórico palácio municipal perdeu um terço da fachada. As equipes de resgate continuam retirando sobreviventes dos escombros.

Só em Juchitán morreram 36 pessoas. Terremotos ali são muito comuns, por isso ninguém fugiu de casa, este homem explica. Mas quando tudo começou a desabar só deu tempo de tentar salvar a família.


Opinião:

Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. Um exemplo é o  Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.

Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre os países que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, México entre outros.

 

Esse desastre, deixando várias pessoas desabrigadas com aproximadamente 90 mortos, gera uma grande dúvida em que podemos fazer para prevenir e evitar momentos tristes como esse.



Referência: 



Site Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.