quinta-feira, 29 de junho de 2017

Cultura: LEONARDO DA VINCI

CULTURA
LEONARDO DA VINCI
Leonardo Da Vinci é coniderado o mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios. ,. Juntamente com Rafael e Michelangelo deram base ao Renascimento. Nascido no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Ser Piero um proprietário rural e Catarine uma camponesa. Numa referência a cidade natal, adotou o sobrenome Da Vinci.
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003380;ord=1498399874311

 Leonardo com 14 anos de idade foi aceito na oficina de Verrocchio, passando a ser seu aprendiz. Logo, aos 20 anos, passou a compor a Corporação dos Pintores de Florença, nessa época já era admirado e aceito por outros artistas e intelectuais. Morou em Milão, Veneza e Roma até ser convidado em 1516 pelo soberano francês Francisco I, para morar no Castelo de Clous na França. Aos 67 anos, já abatido e com a mão direita paralisada, morreu em 02 de maio de 1519. Antes de morrer Da Vinci que era canhoto, deixou vários manuscritos que mais tarde seriam reunidos no Tratado sobre a pintura.

Da Vinci foi um artista cuja genialidade despertou a curiosidade por quase tudo na natureza. Foi um dos primeiros a sondar os segredos do corpo humano e o desenvolvimento dos fetos no útero, dissecando cadáveres. Observou o voo dos pássaros e insetos, o crescimento das plantas, as formas, sons e cores da natureza, que por sua vez, dariam base a sua arte. 
Além disso, dedicou-se a escrever da direita para esquerda de maneira que suas anotações só poderiam ser lidas refletidas no espelho e foi o inventor de uma técnica que os italianos chamaram de “sfumato”, que consistia em fazer com que uma forma se misturasse a outra por meio de contornos embaçados e cores suaves. Leonardo Da Vinci recusava-se a entregar uma encomenda de um quadro enquanto não tivesse satisfeito com ela.
Como inventor criou centenas de projetos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e audaciosos projetos de engenharia. Na década de 1960 em Madri, descobriu-se mais de 700 páginas de desenhos sobre aviação, arquitetura e engenharia mecânica, datadas entre 1491 e 1495. Muito embora a maioria de seus projetos nunca tenha saído do papel é inegável sua contribuição para as ciências.

Entre suas obras mais famosas estão Mona Lisa ou Gioconda (1503-1505) na qual fez uso da técnica do esfumado que havia criado, encontra-se atualmente no Museu do Louvre em Paris; e a Última ceia (1495-1497), um mural representando Cristo e seus apóstolos encomendado pela Igreja de Santa Maria dele Grazie, em Milão. O fato de não ter assinado suas obras, faz com que muitos de seus trabalhos ainda estejam perdidos, além disso, ganhou fama por deixar grande parte de suas obras inacabadas. O Papa Leão X ao se referir a essa característica proferiu: “Da Vinci gosta mais do caminho que da chegada, mais do processo que do resultado.”

Opinião:

 Eu acho Leonardo Da Vinci um gênio. Eu tive a oportunidade de ver o quadro da Monalisa no museu do Louvre. Ele é um quadro pequeno, mas fica sozinho em uma parede enorme. Tem um vidro protetor e não se pode chegar muito perto dele.


Fonte:

Pinacoteca Caras. São Paulo: Editora Abril, 1998, nº 01.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Terrorismo: terror no show da Ariana Grande



MUNDO

TERROR NO SHOW DA ARIANA GRANDE

No dia 23 de maio de 2017, um atentado terrorita matou 22 pessoas após o show de Ariana Grande em Manchester, na Inglaterra. O  atentado suicida foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico. Entre os 22 mortos, tinha crianças. Cerca de 59 pessoas foram feridas.  
Segundo a polícia de Manchester, uma forte explosão ocorreu na entrada da Arena Manchester, local com capacidade para 21.000 pessoas, por volta das 21h30 locais (18h30 no horário de Brasília) de segunda-feira, no final do show da cantora americana Ariana Grande.
O atentado foi cometido por um homem que explodiu artefatos "improvisados". O suspeito foi identificado pela polícia como Salman Abedi, de 22 anos.  
Entre as vítimas fatais há uma menina de oito anos. Inúmeras crianças e adolescentes assistiam o show da cantora americana. A explosão provocou pânico também do lado de fora, onde os pais esperavam a saída de seus filhos.


Opinião:

Eu acho isso apavorante o que ocorreu no show da Ariana Grande, uma explosão do nada que feriu e matou várias pessoas. Na minha opinião isso é errado e não poderia ter acontecido, pois não podemos viver num com esse ódio entre cultura e pessoas.



Fonte:

Agência Reuters.



Ciência: A lua vermelha



CIÊNCIAS

LUA VERMELHA

O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. 

A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada  deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.
Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), as superluas acontecem, em média, uma vez por ano. No entanto, em 2015, o fenômeno ocorreu três vezes. 
A Lua de Sangue, por sua vez, é algo raro de se presenciar, pois depende de o eclipse total lunar ocorrer justamente no período de superlua. A última aconteceu no dia 27 de setembro de 2015 e a próxima ocorrerá somente no ano 2032. Desde 1900, aconteceram apenas seis luas de sangue.

Imagem 1 de 5
   
Opinião:
Na minha opinião isso é impressionante, a possibilidade de vermos a Lua com essa cor VERMELHA, totalmente diferente do normal.  Além disso, o fato que irá ocorrer outra vezes, possibilita viualizar esse  fenômeno novamente. Eu não vi a lua vermelha em 2015, então vou esperar para ver em 2032!!

Fonte:
http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/lua-sangue.htm

Ornitologia : o pássaro principe

CIÊNCIAS
Pássaro Príncipe
O pássaro príncipe é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Recebe outros nomes comuns, além de príncipe. Na região pantaneira recebe o nome comum de barão-do-melgaço e indica a chegada próxima à festa de São João, no final de junho, quando é mais notado. Podendo ser chamado ainda no município de Barão de Melgaço, assim como na maioria do Pantanal (Poconé, Cáceres) como são-joãozinho. É popularmente denominado de “sangue-de-boi” no sul do Brasil, assim como “verão” no extremo sul do Brasil, indicando a chegada, por lá, no período em que o tempo esquenta, após o inverno. Também é conhecido como papa-moscas-vermelho e mãe-do-sol (interior de São Paulo).
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) purrhos = cor da chama, vermelho intenso; e kephalos = com a cabeça, cabeça; e do (latim) rubeus, rubinus = da cor do rubi, vermelho. (Ave) com a cabeça colorida como um rubi ou (ave) com a cabeça da cor vermelha intensa como a chama ou ainda cabeça de fogo rubi.
Características
Mede entre 13 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 11 e 14 gramas.
O macho, em plumagem de reprodução, é inconfundível. O vermelho vivo da parte ventral contrasta com o dorso escuro. Atrás dos olhos, uma linha escura reforça o contraste e torna-o único. Na fêmea, no macho juvenil e no macho adulto, entre março e julho, a plumagem da região ventral é cinza clara com estrias mais escuras. Barriga com penas levemente róseo alaranjado ou amareladas (juvenis) ou avermelhadas(adulto). A linha escura atrás dos olhos presente, com o dorso em tom escuro, embora menos contrastante do que na plumagem reprodutiva.


príncipe macho                                             Principe fêmea




Reprodução
Se reproduzem na primavera ao retornarem da migração. O ninho tem forma de tigela chata e é revestido por raízes e musgos, e no interior contém painas e lãs. Colocam de 4 a 5 ovos. No período reprodutivo, o macho adquire coloração vermelha da plumagem, e após a reprodução ele adquire penas marrons, características do descanso sexual. São chamadas popularmente de verão, pois são residentes do verão. No período reprodutivo o macho voa adquirindo aspecto de uma borboleta e nessa ocasião canta bastante.

Hábitos
Vivem em campos e cerrados. Além das cores, destaca-se por seu hábito de pousar em galhos expostos, cercas e fios. Ocupa os ambientes abertos, desde campos, praias de rio com arbustos até cerrado e bordas de vegetação florestal. Não penetra em áreas com adensamento de vegetação. Utiliza ambientes criados pelas mãos humanas, sendo notável e jardins e parques urbanos. Ainda pode ser observado na periferia de cidades.

Distribuição Geográfica
Encontrados no sudeste da Bolívia, Paraguai e do sudeste do Brasil até a Argentina e Uruguai.
São aves migratórias. No inverno, vão da região sul e sudeste do Brasil para a Amazônia e retornam na primavera-verão. São normalmente encontrados aos pares.

  

Opinião:

Acho muito legal o nome do pássaro príncipe. É um passaro bonito e, como em outros casos, o macho é mais colorido que a fêmea. Eu nunca vi o pássaro principe com meus proprios olhos, mas quando eu for visitar o zoológico vou procura-lo.

Fonte:

O mundo: o maior incêndio em Portugal

MUNDO
INCÊNDIO EM PORTUGAL
De sábado,dia 17 de junho de 2017  até esta terça (dia 20/06/17), mais de 26 mil hectares de florestas foram consumidos pelo fogo em Portugal. Mais 40 bombeiros espanhóis chegam ao território português para se juntar aos mais de 2.400 homens que lutam, há quatro dias, para pôr fim à maior tragédia dos últimos 50 anos na história de Portugal.
O governo português está investigando por que o tráfego não foi interrompido na estrada em que dezenas de pessoas acabaram morrendo quando tentavam escapar do incêndio florestal. O fogo se alastrou e o número de mortos já é de 64 pessoas. Estavam sendo combatidos com sucesso 11 focos de incêndio quando uma mudança na direção dos ventos e o calor intenso fizeram com que as chamas voltassem a se espalhar rapidamente. Nas regiões de Góis e Pedrógão Grande, 150 moradores de aldeias da região tiveram que deixar as casas num clima de pânico.
  

Opinião:

Muito triste o que aconteceu. Além das pessoas, vários animais também  morreram tentando fugir do incêndio. Grande parte da vegetação também foi detruida. Levará bastante tempo para que se recupere a grande área destruida.

Fonte:

Globo G1