terça-feira, 19 de julho de 2016

Olimpíadas 2016



Olimpíadas 2016

Agosto 05 a 21

Esportes Olímpicos

São 42 modalidades Olímpicas, que serão praticadas em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.


Esportes Olímpicos

O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.



O badminton é disputado nos Jogos Olímpicos desde a edição de Barcelona 1992 (em Munique 1972 e Seul 1988 o esporte foi disputado como demostração). Cinqüenta países diferentes já estiveram representados nos torneios, compostos atualmente de cinco eventos, dois individuais (masculino e feminino) e três de duplas (masculino, feminino e misto - este último incluído apenas na edição de Atlanta 1996).
Na primeira edição em que o esporte foi disputado, quatro medalhas foram distribuídas em cada um dos quatro eventos (ouro, prata e dois bronzes, para os perdedores das semifinais). Na edição seguinte, a disputa de duplas mistas foi adicionada e os perdedores das semifinais passaram a disputar um única medalha de bronze, mantendo esse formato até os dias atuais.
O basquetebol é disputado nos Jogos Olímpicos modernos desde Berlim 1936. Em St. Louis 1904, apareceu como esporte de exibição. O torneio feminino estreou em Montreal 1976.
Os maiores vencedores são os Estados Unidos, criadores do esporte, com 14 das 18 medalhas de ouro no masculino, e 7 das 10 no feminino.
O basquete foi um dos primeiros esportes a aceitar a presença de profissionais, embora os Estados Unidos só começassem a mandar atletas da NBA em 1992. As seleções africanas não vencem uma seleção de outro continente desde Atlanta 96, quando a seleção masculina de Angola derrotou a Coreia do Sul por 99 a 61. Em Londres 2012, a seleção masculina da Nigéria derrotou a Tunísia (também da África) por 60 a 56
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.


A canoagem é um esporte disputado em Jogos Olímpicos desde a edição de 1936 em Berlim. Duas disciplinas da canoagem são disputadas nas competição olímpica: velocidade e slalom, sendo a última incluída ao programa nos Jogos Olímpicos de 1972.
Dois tipos de barco são usados nesse esporte, a canoa, com 1 ou 2 atletas, e o caiaque com 1, 2 ou 4 competidores. As provas de velocidade são divididas pelo tipo de barco: K-1 , K-2 e K-4, sendo K o tipo de barco (caiaque, do inglês kayak) e 1 o numero de atletas na disputa (K-1, caiaque para uma pessoa). A mesma regra é utilizada na canoa: C-1, C-2 e C-4 (C-1, canoa para uma pessoa). Até 2008, as provas eram disputadas em distâncias de 500 ou 1000 metros. Entre 1936 e 1956 também foram realizadas provas de 10 quilômetros. Em 2012 também foram disputadas provas de 200m.
A canoagem é um esporte disputado em Jogos Olímpicos desde a edição de 1936 em Berlim. Duas disciplinas da canoagem são disputadas nas competição olímpica: velocidade e slalom, sendo a última incluída ao programa nos Jogos Olímpicos de 1972.
Dois tipos de barco são usados nesse esporte, a canoa, com 1 ou 2 atletas, e o caiaque com 1, 2 ou 4 competidores. As provas de velocidade são divididas pelo tipo de barco: K-1 , K-2 e K-4, sendo K o tipo de barco (caiaque, do inglês kayak) e 1 o numero de atletas na disputa (K-1, caiaque para uma pessoa). A mesma regra é utilizada na canoa: C-1, C-2 e C-4 (C-1, canoa para uma pessoa). Até 2008, as provas eram disputadas em distâncias de 500 ou 1000 metros. Entre 1936 e 1956 também foram realizadas provas de 10 quilômetros. Em 2012 também foram disputadas provas de 200m.
BMX ou Bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Surgiu no final da década de 1950 na Europa e se popularizou na Califórnia no começo dos anos 1960.

Desde sua invenção, no século XVIII, o ciclismo caiu no gosto popular. A primeira prova oficial de ciclismo estrada ocorreu em 1868, em Paris. A partir desta competição, a prática do esporte cresceu imensamente e no fim do século XIX já ocupava um lugar especial no imaginário dos norte-americanos e europeus.
O ciclismo estrada esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos, com uma espécie de programa básico. Sempre que sofreu modificações foi para ficar mais perto do esporte-espetáculo.


O ciclismo de pista ou ciclismo em pista é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.

Assim como o BMX, o mountain bike surgiu da curiosidade e da ânsia por aventura dos norte-americanos da década de 1970. Foi no estado da Califórnia que ciclistas que buscavam uma experiência diferente do asfalto das estradas resolveram enfrentar trilhas e terrenos acidentados com suas bicicletas.
Um grupo de San Francisco ajudou bastante na divulgação da modalidade ao realizar um dos primeiros campeonatos de mountain bike. A prova, disputada entre os anos de 1976 e 1979, ocorreu nas proximidades da famosa ponte Golden Gate e acabou atraindo bastante interesse para a nova vertente do ciclismo.
Em 1983, os norte-americanos realizaram o primeiro campeonato nacional do esporte. Com o crescimento nos Estados Unidos e em outros países da Europa e na Austrália, o mountain bike teve seu primeiro Mundial realizado em 1990, já sob a sanção da União Ciclística Internacional (UCI). A partir de então, não demorou tanto para que a modalidade chegasse aos Jogos Olímpicos. A estreia veio justamente no berço do esporte — os Estados Unidos — em Atlanta-1996.
A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. O material utilizado, também por conta do impacto, é mais resistente. Entretanto, não deixa a bicicleta tão pesada, ficando com cerca de 8kg a 9kg.

A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.

O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908.
É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria (ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.
Desde 1996, o futebol feminino também é disputado, com dominância dos Estados Unidos, que chegou a todas as finais e só não levou o ouro em 2000, perdendo para a Noruega.

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc."
Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.
As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.


Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.

A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas coletivas.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem. Surgida através dos estudos de Rousseau, assim como as demais modalidades, transformou-se durante o passar dos anos, sempre ligada à dança e à musicalidade, até chegar à União Soviética, onde se desenvolve como prática desportiva, e à Alemanha, onde ganhou os aparelhos conhecidos hoje.
A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Por essa reunião de característica, é chamada de desporto-arte.



Golfe é um desporto no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas.
É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada. Em vez disso, o desporto é praticado num campo de golfe, o qual geralmente consiste numa progressão de nove ou dezoito buracos. Cada buraco inclui uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green), na qual se encontra o buraco propriamente dito. Entre as duas áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco possui uma configuração única.
As competições de golfe são geralmente pontuadas em função do menor número de tacadas individuais, ou stroke play, ou a pontuação mais baixa em cada buraco individual durante uma ronda completa de um jogador ou de uma equipa, ou match play. O formato stroke play, no entanto, é o mais comum em todas as competições.

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal.

O hipismo integra o programa dos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris 1900 (este ausente apenas em St. Louis 1904 e Londres 1908). No programa atual do hipismo olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos.
Até os Jogos Olímpicos de 1952, apenas competidores homens tinham permissão para competir. A partir de então tornou-se aberto para ambos os sexos. Outra mudança foi a possibilidade da participação de civis (antes apenas militares podiam competir). Os integrantes da equipe podem ser de ambos os sexos, sem limite mínimo no número de competidores de um determinado sexo, cabendo a cada federação nacional a escolha da equipe.
O hipismo é um dos dois únicos esportes olímpicos envolvendo animais (o outro é o pentatlo moderno).



O hóquei sobre grama foi introduzido nos Jogos Olímpicos com a competição masculina nos Jogos de Londres em 1908. Seis equipes participaram da primeira edição, incluindo quatro do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Após ausência nos jogos seguintes em Estocolmo 1912, o esporte voltou em Antuérpia 1920 com a conquista da Grã-Bretanha. Em 1924 o hóquei sobre grama foi removido dos Jogos de Paris por não contar com a estrutura internacional necessária. Com a criação da Federação Internacional de Hóquei naquele ano, o hóquei masculino tornou-se presente initerruptamente a partir dos Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdã.
Por um longo período a modalidade foi dominada por apenas duas equipes. Entre 1928 e 1956 a Índia conquistou seis medalhas de ouro olímpicas seguidas. O Paquistão com três campeonatos e três medalhas de prata rivalizou com os indianos durante bom tempo. Recentemente outras equipes como Austrália e Países Baixos obtiveram reconhecido sucesso.
O primeiro torneio feminino foi disputado nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 com a equipe do Zimbábue sagrando-se campeã. Com três medalhas de ouro, a Austrália é a mais vitoriosa equipe entre as mulheres. O hóquei olímpico é disputado sobre grama sintética desde as Olimpíadas de Montreal 1976.

Judô
O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964. Ausente na edição seguinte, Cidade do México 1968, a modalidade retornou quatro anos depois, sendo disputada até os dias atuais.
Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'), hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de atividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.

Luta livre (em inglês: freestyle wrestling, em francês: lutte libre) é uma forma de luta amadora praticada em todo o mundo. O freestyle é possivelmente o desporto mais antigo no mundo, com a possível excepção do atletismo.
De acordo com a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA), a luta livre é uma das quatro formas principais de luta amadora competitiva praticada internacionalmente nos dias de hoje. As outras três são a luta greco-romana, o judo e o sambo. Em 2013, o Comitê Olímpico Internacional votou pela exclusão da modalidade, junto com a luta greco-romana, dos Jogos Olímpicos a partir de 2020.

Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.
Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.

Nado Sincronizado
 O nado sincronizado é disputado em Jogos Olímpicos desde a edição de Los Angeles 1984. No programa olímpico atual são disputadas as competições de dueto e equipe. A competição de solo foi disputada pela última vez nos Jogos de Barcelona 1992. Canadá, Estados Unidos e Japão tradicionalmente dominavam a modalidade, mas a Rússia é atual tetracampeã nos dois eventos, e por isso lidera o quadro de medalhas. Apenas mulheres participam do nado sincronizado olímpico.
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade física que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.
Pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.
O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C., tendo Lampis de Esparta como seu primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade, passando a ser aclamado quase como um semideus. Aclamado pelo público, era chamado de "Victor Ludorum" ou "O Vencedor dos Jogos".
No início do século XX, o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno. O pentatlo estreou nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia.
A Hungria, a Suécia e a Rússia são as nações mais vitoriosas do esporte em Jogos Olímpicos. A única medalha olímpica do Brasil, da América Latina e do Hemisfério Sul no pentatlo moderno é um bronze conquistado por Yane Marques nas Olimpíadas de 2012, em Londres, Reino Unido, no ano em que o esporte completou 100 anos de programa olímpico.
O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.

O pólo aquático faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a segunda edição em Paris 1900. O torneio feminino foi introduzido cem anos depois durante os Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney.
É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar.
Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.
O remo é um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos atletas envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistência-força (aquilo a que os anglo-saxónicos chamam de "power-endurance sport"), ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. Assim, os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados (ver foto) e possuem uma muito elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única.
Um aspecto interessante do remo é que este desporto tende a selecionar os atletas mais altos e com membros mais longos, porque estes conseguem mais facilmente obter um padrão de exercício de força mais continuado e prolongado na água (remada mais ampla). Assim, é raro encontrarmos, por exemplo nas finais olímpicas, remadores com menos de 1,90 m de altura, havendo mesmo muitos com mais de 2,00 m. Dada esta característica do desporto, criou-se a categoria "peso leve", para possibilitar a prática competitiva do remo a homens e mulheres mais próximos do padrão normal da população.


O rugby foi um es primeiras edições dos Jogos Olímpicos. A primeira aparição ocorreu durante os Jogos de 1900, em Paris, voltando a ser disputado em Londres 1908, Antuérpia 192porte disputado em quatro das sete0 e Paris 1924. Após esta edição, o Comitê Olímpico Internacional retirou o esporte do programa olímpico. Em 2009, o mesmo Comitê elegeu a modalidade rugby sevens para entrar no programa a partir dos Jogos de 2016.

Saltos ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda. É considerado um esporte de técnica plástica e flexível. Oriundo de um movimento natural do ser humano, o ato de saltar, o esporte limita as possibilidades a uma plataforma de dez metros de altura, tendo seis quesitos avaliados.
Seu principal aparelho é o trampolim, onde seus praticantes realizam seus treinamentos, que requer do saltador a destreza para utilizá-lo. Durante as competições, em virtude da complexidade de avaliação, vários árbitros são convidados a participar do julgamento, calcado em cinco etapas. Em matéria de movimentos, os saltadores contam com um vasto número de realizações, todos dentro das quatro posições básicas, além das entradas, feitas de frente, de costas, ou em giro, de ponta cabeça ou de pé. Como esporte misto, conta com três provas. Seus praticantes, chamados de saltadores ornamentais, precisam ter habilidades como força e flexibilidade, além de desenvolverem características como audácia, coragem, perseverança, autoconfiança e concentração.
Surgido como forma de divertimento na Grécia Antiga, atingiu status de esporte no século XX, ao entrar para a Federação Internacional de Natação e compor o cronograma dos Jogos Olímpicos de 1904.


O taekwondo foi um dos últimos esportes integrados ao programa dos Jogos Olímpicos, estreando apenas em Sydney 2000. Em Seul 1988 e Barcelona 1992 o taekwondo esteve presente como esporte de demonstração, o que não conta para o quadro de medalhas.
O tiro com arco, o arqueirismo, a arqueiria, a arqueria ou a arquearia, prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história. A introdução de armas de fogo retirou do arco e flecha sua função bélica, levando-o a um declínio em sua popularidade.
A partir dos séculos XVI e XVII, entretanto, a prática passou a ser cada vez mais tratada como desporto, com torneios semelhantes aos atuais surgindo notadamente na Inglaterra. O mais antigo torneio de tiro com arco registrado, o Scorton Arrow, foi disputado em 1673.  em Shitzu.
O tiro com arco foi introduzido nos Jogos Olímpicos modernos em 1900, sendo disputado até 1920. A discrepância entre as regras aplicadas nos diferentes países fez com que a modalidade ficasse ausente do evento por várias décadas. A partir de 1972, em Munique, com a adoção das regras da Federação Internacional de Tiro com Arco, (FITA), por um número suficiente de países, o tiro com arco voltou à condição de desporto olímpico, a qual mantém até hoje.

O número de provas de tiro ao alvo já variou bastante ao longo dos jogos. Foram 21 modalidades em 1920 e apenas duas em 1932. Nenhuma foi disputada em 1928.
Três provas para as mulheres foram introduzidas em 1984. Antes disso, elas disputaram pela primeira vez em 1968, mas em competições masculinas. A mexicana Nuria Ortiz foi a pioneira e terminou em 13º lugar na prova de skeet. A primeira mulher a ganhar uma medalha no tiro chamava-se Margaret Murdock, em 1976, com carabina de três posições.
O tenente do exército brasileiro Guilherme Paraense foi o primeiro esportista do país a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, feito conseguido nos Jogos de Antuérpia 1920, na modalidade tiro rápido. Durval Guimarães representou o Brasil em cinco olimpíadas consecutivas.
Nos jogos de 1976, o atleta Paul Cerutti foi desclassificado das provas de tiro por estar dopado. O mais curioso é que ele tinha terminado em 43º lugar entre 44 competidores.
Tiro esportivo é cientificamente Jus(sarytha), pois o Hattie Johnson tem a foto aparentemente explicada através da teoria Jus.
O tiro desportivo ou tiro esportivo é uma modalidade esportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo.
Triaousithlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

Tênis
O tênis fez parte do programa dos Jogos Olímpicos na edição inaugural, Atenas 1896, e perdurou até os Jogos de Paris 1924, quando foi removido a partir da edição de Londres 1928. Após duas aparições como esporte de demonstração (Tóquio 1968 e Los Angeles 1984), o tênis retornou como esporte olímpico nos Jogos de Seul 1988, sendo disputado em todas suas edições desde então.
Em 1896, 1900, 1904, 1908, 1988 e 1992 os perdedores das semifinais dividiam a medalha de bronze. Nos outros anos a disputa pela medalha de bronze foi implantada.
O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Seul 1988, com eventos de simples e duplas, masculino e feminino. Os atletas da China dominam o esporte, conquistando 41 medalhas em 24 eventos realizados até os Jogos Olímpicos de 2008.

A vela (também conhecida como iatismo) foi introduzida como modalidade dos Jogos Olímpicos na edição de Paris 1900. Ausente nos Jogos de St. Louis 1904, o esporte é disputado regularmente desde Londres 1908.

O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico. A partir de Atlanta 1996 também foi introduzido o voleibol de praia.



Voleibol de praia é um desporto praticado na areia da praia ou numa quadra de areia dividida em duas metades por uma rede. É praticado por duas equipes, porém cada uma composta de dois jogadores.
Assim como no voleibol, o objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede para fazê-la cair na quadra do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo. Cada equipe pode tocar na bola três vezes antes de jogá-la para o outro lado. A bola é posta em jogo com um saque (ou serviço) — um golpe dado pelo sacador de trás da linha que delimita o fim de sua quadra. Ele deve jogá-la para o outro lado por cima da rede, e assim começa a disputa de cada um dos pontos. As disputas continuam até que a bola caia no chão ou não seja manipulada de maneira apropriada pelos jogadores.
A equipe que vencer a disputa marca um ponto e fará o próximo saque, dando início à próxima disputa. Todos os quatro jogadores sacam. Os sacadores de cada equipe devem se alternar toda vez que sua equipe pontuar após um ponto da equipe adversária. Tendo surgido na Califórnia e no Havaí (Estados Unidos), o voleibol de praia atingiu popularidade mundial.


Referências:

Wikipedia em https://pt.wikipedia.org

COB em www.cob.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.